Série especial – Quanto ganha um médico no Brasil?

salário-médico-no-brasil

Quanto ganha um médico no Brasil? Série de posts do DOC Academy traz um panorama salarial abrangendo as cinco regiões do país para entender o real valor do trabalho do deste profissional no país

Por Bruno Bernardino e Gabriela Rezende

 

A Medicina é uma das profissões mais tradicionais do mundo. Além de ter um dos vestibulares mais concorridos, há quem diga que a profissão está entre as que pagam os melhores salários no nosso país. Será que isso é realmente uma realidade? Quanto, de fato, ganha um médico? Será que esses profissionais estão satisfeitos com o mercado de trabalho? Quais são as condições em que exercem suas funções?

LEIA MAIS: Inovação e tecnologia: os wearables impactando na vida do médico

Em 2009, abordamos os salários dos profissionais de saúde na matéria “Quanto ganha o médico?”. São inúmeras questões a serem tratadas pela reportagem que você irá ler agora, que traz um panorama geral atualizado da situação do mercado médico em nosso país, levando em conta o que mudou nos últimos oito anos, os princípios do Conselho Federal de Medicina (CFM), particularidades regionais, as opiniões dos sindicatos e os relatos de quem vive isso na prática: os médicos.

Dedicar-se à saúde humana, pesquisar, prevenir, diagnosticar, tratar e curar doenças são algumas das funções de um médico, que podem ser generalistas ou especialistas. Assim como ter seu próprio consultório, atuar na rede pública de saúde, trabalhar em clínicas e hospitais privados, fazer pesquisas em institutos e laboratórios, dar aulas em universidades, atuar como médicos do trabalho em empresas, como gestores em unidades de saúde ou, o que é bastante comum, uma combinação dessas possibilidades.

De acordo com a última Demografia Médica no Brasil, de 2015, mais da metade dos médicos do nosso país trabalham nos dois setores, público e privado, ao mesmo tempo. Esse número pode ser um alerta para a insuficiência de recursos financeiros disponíveis para a assistência à saúde em ambos os setores.

LEIA MAIS: 7 dicas para a tecnologia não atrapalhar a relação médico-paciente

Distribuição dos médicos no Brasil

Distribuição entre setores públicos e privados

Quanto ganha um médico – Distribuição entre setores públicos e privados

 

Distribuição de médicos em consultórios no Brasil

Quanto ganha um médico mundo afora?

Quanto ganha um médico? - média salarial dos médicos pelo mundo

Não perca a continuação da reportagem nesse semana aqui no blog DOC Academy

LEIA MAIS: Embaixadores do consultório: como fidelizar os pacientes



Categorias:Carreira Médica

Tags:, ,

2 respostas

Trackbacks

  1. Série especial – Quanto ganha um médico no Brasil? Infográfico - DOC Content
  2. Série especial – Quanto ganha um médico no Brasil? Análise por região - DOC Content

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.