8 atitudes para agregar valor ao consultório

Autor: Dr. Francinaldo Gomes | Neurocirurgião e mestre em Neurociências, com MBA em Finanças e Gestão de Investimentos

Com um mercado em constante evolução, é necessário criar um diferencial competitivo eficiente. Como grande parte dos médicos tem um consultório, agregar valor é tão importante quanto lucrar de forma sistemática e aumentar o patrimônio líquido. Isso é importante não apenas para manter e aumentar a clientela, mas também para diferenciar o consultório dos concorrentes. Com o aumento da concorrência e a consequente queda na remuneração, é preciso manter-se competitivo e sustentável. Se o profissional de saúde conseguir identificar quais são as necessidades e os desejos de seus pacientes, ficará mais fácil desenvolver ações que vão ao encontro de suas expectativas. Neste texto, mostrarei oito formas de agregar valor ao consultório.

1. Diversificação da oferta de serviços

Atualmente, devido à correria do dia a dia, aos problemas de locomoção nas cidades, bem como à realização de múltiplas tarefas, as pessoas estão tendo cada vez menos tempo para resolver as pendências do cotidiano. Isso acontece também quando se trata de uma consulta. É comum que um paciente tenha que ir à consulta, realizar exames e pequenos procedimentos, consultar outros profissionais, fazer compras e pagar contas tudo em uma única manhã. Em uma situação dessas, quanto mais tarefas ele conseguir resolver em menos tempo e em um único local, melhor para ele e para quem está oferecendo os serviços. Por exemplo, se além da consulta, o paciente puder realizar os exames, consultar profissionais de outras áreas e realizar um pequeno procedimento, tudo em um só lugar, ao invés de ter que ir a quatro lugares diferentes, ele certamente escolherá a primeira opção. Para saber quais serviços oferecer além da consulta em si, é preciso saber quais são as necessidades dos pacientes e trabalhar para supri-las.

2. Qualificação da equipe

O trabalho em equipe é essencial para o sucesso profissional em todas as áreas de atuação, principalmente na área da Saúde. Para isso, é importante que toda a equipe esteja qualificada e sincronizada em torno dos objetivos do consultório. O processo de qualificação vai desde a seleção dos profissionais, passando pela qualificação e capacitação, até a avaliação do desempenho de cada profissional e da equipe como um todo. Deve-se lembrar que a qualificação e a capacitação da equipe deve ser constante e deve acompanhar as mudanças culturais e comportamentais que ocorrem em toda a sociedade.

3. Otimização da estrutura e equipamentos

A gestão precisa ser eficiente na utilização e na aplicação dos recursos disponíveis para tirar o máximo de proveito desses recursos. Em suma, é preciso fazer mais com menos. Um exemplo típico é a existência de horários vagos no consultório. Horários vagos continuam a gerar custos. Se existirem horários vagos, estes devem ser prontamente preenchidos pelo profissional da saúde ou por terceiros, na forma de aluguel.

4. Criar uma boa reputação e cuidar dela

Ao concluir o ensino superior, o médico carece de seu maior ativo, sua reputação. Reputação é algo que se constrói junto aos colegas de profissão e junto aos pacientes. Uma boa reputação junto aos pares fará com que sejam encaminhados pacientes por colegas. Uma boa reputação junto aos pacientes fará com que o médico seja referenciado por seus clientes.

São necessários muitos anos de trabalho duro e dedicação para construir uma boa reputação dentro da área da Saúde. Os principais fatores responsáveis para a criação de uma boa reputação são a qualificação profissional, o relacionamento com os pares e com os pacientes e o marketing pessoal e do consultório.

5. Estratégias de liderança

A estratégia de liderança é desenvolvida de acordo com o nicho de mercado que se deseja ocupar. Uma forma de liderança é oferecer serviços a preços mais baixos para uma fatia da população com menor poder aquisitivo. Nesse caso, é preciso reduzir a margem líquida e compensar essa redução com o aumento no volume de pacientes atendidos. Isso já tem sido feito em muitas cidades brasileiras, por meio das chamadas clínicas populares, com resultados satisfatórios e promissores.

Outra forma de liderança é oferecer serviços diferenciados para uma fatia da população que possui demandas específicas (estratégia de diferenciação), tais como atletas, pessoas obesas, crianças com necessidades especiais, serviços de home care e serviços de urgência e emergência.

6. Ter um bom plano de comunicação com os pacientes

É preciso ter um bom plano de comunicação para valorizar e consolidar tanto a imagem do profissional quanto a do consultório. É preciso saber o que comunicar, quais são os objetivos daquilo que se deseja comunicar, para quem comunicar e os resultados do que será comunicado. Com base nessas premissas, pode-se escolher os canais de comunicação que serão usados (website, e-mail marketing, folhetos, mensagens via SMS, jornais, programas de televisão, outdoors, banners em sites etc.).

7. Marketing

Fazer o que todos fazem não tornará ninguém diferenciado. A consulta deve proporcionar uma experiência prazerosa aos pacientes e deixar sempre uma boa impressão, a qual será repassada de pessoa a pessoa. Todos os médicos devem utilizar os elementos do marketingpara oferecer uma experiência diferenciada a seus pacientes. O paciente percebe valor em diversos elementos que estão direta ou indiretamente ligados ao atendimento em si.

8. Algo mais

Ao entrarem em um consultório, os pacientes buscam por ajuda por causa de alguma enfermidade. No entanto, essa não é a única razão para terem ido ao consultório. Eles querem, também, atenção, acolhimento e segurança. Em suma, eles esperam algo mais do que apenas uma consulta. O médico deve empenhar-se para que sua consulta supere as expectativas dos pacientes, oferecendo sempre um algo mais. Com isso, o paciente costuma tornar-se um divulgador, um embaixador do consultório e do profissional.

Leia também: https://docacademyblog.com/wp-admin/post.php?post=7072&action=edit

Deixe aqui seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.